Uma carta para o futuro

14 abril, 2017
Querida eu mesma;


Hoje, quatorze de abril de dois mil e dezessete, você está vivenciando os seus 16 anos. Não é bem lá o que você imaginou que seria, isso se deve ao fato de ter assistido à todos os filmes colegiais existentes. Espero que ainda os assista, meio que faz parte da sua vida. Estou lhe escrevendo esta carta para dizer tudo o que aprendeu até aqui e também para te ajudar a visualizar melhor o que melhorou. Afinal, a evolução deve ser constante, não é mesmo?


Vi, você já passou por tantas coisas. Mas eu te juro que tudo o que aconteceu serviu de aprendizado e força para seguir em frente. Você fez amizades — e perdeu algumas , se apaixonou  e teve seu doce coração partido ,  sua mãe teve depressão e por aí vai...

Vamos começar falando das amizades. Hoje você sabe que nada é para sempre. Que, em apenas um ano, uma pessoa pode mudar radicalmente. E, olha, não tem problema nenhum nisso. Você fez amizades na qual jurava que nunca as perderia, mas a vida lhe mostrou que existem momentos e momentos. Naquela sua determinada fase, a amizade de fulano era perfeita pra você. Hoje, não faz sentido nenhum estarem juntos. Mas isso não quer dizer que tudo o que vivenciaram não teve importância alguma. É claro que teve, só que naquela época e naquele momento. Hoje, nos restam as boas lembranças. Vamos falar de felicidade: você tem amigos maravilhosos, Vitória. Cada um te completa de um jeito diferente. Espero que, ao estar lendo esta carta, ainda mantenha contato com eles. Você fez amizades até com pessoas que moram bem longe de você, tomara que já as tenha conhecido pessoalmente! 


Amor. Ai, ai. Vitória, você nunca viveu uma fase tão na seca quanto essa de agora. De verdade, amiga, tá péssimo. Cê tem uns crushes aleatórios e um especial, mas ele nem sabe disso e nem saberá. Sabe o por quê? Tu não tem coragem de meter o loco. Tenta puxar assunto, faz todas aquelas coisas idiotas da fase de sedução, mas não rola. Relaxa que o problema é ele, não você(risos). Pelo menos sabe da sua existência, isso é bom. Então Vi, quem lê essas coisas com humor todo, nem imagina o tanto que você sofreu por um menino aí. Menino sim, pois acredito que até hoje não aprendeu a ser homem de verdade. O seu coração foi quebrado em vários pedacinhos, e, diferente da música, cada um deles não foram para seus esquemas. Você nem tem esquemas(mais berros)! Mas, sabe, se não fosse por essa triste desilusão amorosa, cê nem teria aprendido tudo o que sabe sobre o amor  ou a falta dele —. Vive tendo crises existenciais e se sente muito sozinha. Não quero prolongar esse assunto, mas você sabe exatamente como é. Espero que você tenha um amor.


Família. Esse é um assunto delicado pra você. Olha, sua família é maravilhosa. Tem inúmeros defeitos, principalmente a relação com a sua mãe. Você sabe o quanto fez de tudo para satisfazê-la e ser a filha mais perfeita do mundo. Só que, esta Vitória de dois mil e dezessete, entende que não funciona bem assim. Você tem quer ser você mesma sempre. Tomara que sua relação com eles esteja muito melhor. Nós sabemos o quanto queremos isso. Ah, e você quer ter três filhos, casar com um cara inteligente, bem humorado e ser uma publicitária fodona. Vamos ver se a sua visão mudou.

Deus. Outro assunto que mexe comigo de formas inexplicáveis. Ai, Vi, sua relação com o Nosso Criador vai bem, sabe? Você foi sorteada para fazer a 59ª Escalada e seu coração encheu de alegria. Hoje você sente que Deus tem vários planos pra você nesse grupo, e que fará a diferença na vida das pessoas de alguma forma. Espero que consiga realizar isso. Lá em 2013, Papai plantou uma sementinha em você que durará para sempre. Você sente essa semente crescendo todos os dias e espero que quando estiver lendo esta carta, ela já esteja florescida.


Sonhos. Hoje você está cursando o seu terceiro ano do ensino médio na Etec. Tem amigos maravilhosos e professores sensacionais. Seu sonho é viajar para vários países e conhecer culturas diferentes. Morre de vontade de ir à África, cuidar das criancinhas. Criar comerciais que tocam o coração das pessoas. Ter um apartamento legal. Se mudar. Sair desta cidade minúscula e ser quem você realmente é.

Bom, Vitória, eu espero que esta carta tenha lhe trazido ótimas lembranças. Realmente quero conquistar tudo o que almejo, e se ainda não for o caso, acredito que esteja lutando para isso. Eu amo você ♥

Suas notas não definem sua inteligência

03 abril, 2017



Querido Charlie,


Hoje teve um simulado na escola com todas as matérias que estudamos. São 45 questões (para alguns, 50) de múltiplas escolhas, na qual apenas uma é a correta. E como todo sentimento pós-avaliações, alguns saíram frustrados e outros confiantes. Ah, acontece também dos desacreditados irem melhor do que esperavam e os confiantes não irem tão bem assim. Bom, você deve querer saber como eu me senti após a prova. Olha, não posso dizer que estou plenamente em paz e de acordo com a minha nota, pois sei que poderia ter gabaritado aquela coisinha linda. Porém, meu psicológico está até bem, sabe? 

Acredito firmemente na ideia de que as suas notas não definem a sua inteligência. Isso não existe. Minha melhor amiga estava bem triste por não ter conquistado o que queria. Eu disse a ela para tentar ser otimista desta vez. Havia matérias em que ela tinha zerado e em outras GABARITADO. É, Charlie, gabaritado! Com todas as letrinhas. Isso não é maravilhoso? Propus também que passasse a olhar com mais carinho as pequenas vitórias. E as questões que ela acertou? Não valem de nada? E você, leitor? Não foi maravilhoso ter colocado aquele sinalzinho de "certo" nas respostas? Tudo o que você acertou foi porque você sabe! Mesmo que seja saber chutar muito bem, né não?

Imagine aquelas pessoas extremamente inteligentes, tipo juízes, professores e publicitários(♥). Você sabia que o cérebro deles tem a mesma capacidade que o seu? NÃO? Pois é, acredite. As mesmas dificuldades que você enfrenta hoje para aprender o fuso horário do Brasil ou  as fórmulas de P.A E P.G, eles provavelmente passaram por isso também. Além disso, correram atrás do que não sabiam, já que se você conseguiu aprender as matérias que você já sabe, porque não aprenderia outras coisas? Amore, se tu consegue identificar quando o crush não tá te querendo, você é capaz de qualquer coisa. Reflita. 

Ah, e se você domina muito um assunto, não fica falando coisas do tipo: "nossa, eu achei muito fácil", "como assim você errou aquela questão?". Amigo, se você fala isso, para. Não é legal e só faz as pessoas se sentirem inferiores. Você achou fácil? Tudo bem, parabéns. Mas talvez, aquele seu colega pra quem tu disse isso, não achou nada disso. Ajude-o, compartilhe seu conhecimento! Ah, e quando um amigo de vocês estiver feliz por ter ido bem em alguma avaliação, não fica criticando, cara! Comemore junto com ele :)

Enfim, Charlie, a mensagem que gostaria de deixar é essa: valorize as suas pequenas vitórias. Não fica triste por não ter ido tão bem quanto o esperado. Você é incrível e super inteligente, eu acredito indiscutivelmente em ti.


Agora, uma frase de impacto: "E NÃO SE ESQUEÇA: O SISTEMA DE NOTAS É UMA INVENÇÃO DO CAPITALISMO PRA DEIXAR A GENTE TRISTE!" - Maria, Vitória.


Este texto de deixou melhor? Compartilhe, assim outras pessoas irão sentir esse sentimento lindo que está em você ♥

Wishlist: livros fofos de frases 📚

01 abril, 2017
Definitivamente sou a louca dos livros de frases. Acredito que essa minha paixão tenha começado com os maravilhosos livros da Bruna Vieira, que por sinal, é uma grande inspiração pra mim. As ilustrações são lindas! Alguns livros de frases são interativos, ou seja, você pode interagir com eles: desenhar, pintar, fazer colagens e etc. Além disso, eles são recheados de amor e palavras bonitas para os dias não tão legais assim. O único livro diferentão desta wishlist é Eleanor & Park. Tenho vontade de lê-lo desde a época em que foi lançado(2012!). 

Tô morrendo de amores por "Coisas Bem Legais Para Ser Muito Feliz", é com certeza o livro que mais quero dessa wishlist. #Ficaadica